Teatro da Caixa é palco de encontro literário

Uma iniciativa maravilhosa da Caixa Cultural Curitiba que não poderia deixar de divulgar aqui no meu espaço do conto... Quem está por lá, não perca pro nada nesse mundo!

O Projeto “EntreMundos” apresenta textos de Paulo Venturelli, Bernardo Carvalho, Assionara Souza e Luis Henrique Pellanda


No próximo dia 13 (quarta-feira), o Teatro da Caixa apresenta a segunda sessão do projeto literário “EntreMundos – Mundo da leitura, leitura do mundo”. A sessão traz leituras das obras “Fantasmas de Caligem”, de Paulo Venturelli; “Aberração”, de Bernardo Carvalho; “Amanhã. Com Sorvete!”, de Assionara Souza; e “O Macaco Ornamental”, de Luis Henrique Pellanda. A direção é de Márcio Mattana, a música de Cláudio Menandro e a mediação de Luis Bueno.

O projeto contempla dez leituras de obras de todas as épocas e de autores do mundo todo. Com uma edição por mês, a ideia é apresentar ao público textos em prosa, contos e crônicas, não dramáticos e não poéticos. “EntreMundo” apresenta uma sessão exclusivamente brasileira, com autores do Brasil afora. Três deles (Venturelli, Assionara e Pellanda) consolidaram as suas carreiras na capital paranaense.

“EntreMundos” é a continuidade dos projetos “Brasis: Leituras Plurais” e “XX Narrativas do Século XX”, que passaram pelo espaço nos dois últimos anos. “Brasis: Leituras Plurais”, se dedicou exclusivamente a obras literárias de 20 autores brasileiros, desde nomes consagrados como Nelson Rodrigues e Clarice Lispector até escritores reconhecidos nos últimos anos, como João Gilberto Noll, Milton Hatoum e Cristovão Tezza.

Em 2010, mantendo a estrutura proposta no primeiro ano, o projeto passou a ser denominado “XX Narrativas do século XX”. Da mesma maneira que no ano anterior, a proposta continuou a abranger o século 20, mas ampliou os horizontes ao oferecer uma visão panorâmica da produção literária mundial, através de uma seleção de autores representantes da diversidade da produção do último século.

Paulo Venturelli – Catarinense nascido em 1950, Venturelli é graduado em Letras pela UFPR e doutor pela USP. Possui diversas obras publicadas, como “Admirável Ovo Novo”, “O Anjo Rouco” e “Introdução à arte de ser menino”, que recebeu o Prêmio Cruz e Sousa da Fundação Catarinense de Cultura. A Câmara Municipal de Curitiba concedeu à Venturelli o Prêmio Medalha de Mérito Fernando Amaro, pelo conjunto da obra.

Bernardo Carvalho – Jornalista e escritor carioca, nascido em 1960, Bernardo é um dos grandes nomes da literatura contemporânea brasileira. Publicou "Aberração"; "Onze"; "Medo de Sade"; “Nove Noites”, que ganhou o prêmio Portugal Telecom em 2003; "Mongólia", que ganhou o Prêmio APCA em 2003 e Jabuti em 2004, entre outros.

Assionara Souza – A potiguar que nasceu em 1969 e é doutoranda em Estudos Literários, publicou “Cecília Não é Um Cachimbo” e publica alguns textos inéditos no blog homônimo. Participa do “Dedo de moça – uma antologia das escritoras suicidas”.

Luis Henrique Pellanda – O dramaturgo, escritor, jornalista, roteirista e músico nasceu em 1973, em Curitiba e trabalhou nas redações dos jornais Gazeta do Povo e Primeira Hora. Atualmente é coeditor e cronista do site de crônicas e ilustrações Vida Breve. Atua ainda como subeditor e colunista do jornal literário Rascunho.

Serviço:

Local: Teatro da Caixa
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Curitiba
Data e horário: 13 de abril (quarta-feira) às 20h
Ingressos: Um livro não didático
fonte:http://www.bemparana.com.br/index.php?n=176899&t=teatro-da-caixa-e-palco-de-encontro-literario

Comentários

Postagens mais visitadas