Festival faz homenagem a Julio Cortazar

Adoro Cortázar, um dos mais geniais contistas da língua espanhola, com todo o meu respeito a Borges! São de Julio Cortázar os contos: "Casa Tomada" e "Cefaléia", que fazem parte da minha lista de "maravilhamentos". A Caixa Cultural do Rio de Janeiro nos presenteia com uma programação imperdível! Ainda bem que estou aqui!!


A Caixa Cultural do Rio de Janeiro exibe entre os dias 5 e 10 de abril, no Cinema 2, filmes baseados nos contos do escritor Julio Cortázar. Além dos filmes, o evento terá leitura de contos e discussão com os diretores sobre a adaptação da literatura para as telonas.
Entre os filmes que fazem parte do Encontro estão: Blow up, de Michelangelo Antonioni e Weekend à Francesa, de Jean Luc Godard. Dois brasileiros também estão na mostra: A hora mágica, de Guilherme de Almeida Prado e Jogo Subterrâneo, de Roberto Guervitz, além dos curtas, Omnibus e A Segunda Besta de Sergio Bianchi, e Os Moradores da Rua Humboldt de Luciano Moura. Representando a Argentina, está o documentário Cortázar, de Tristan Bauer.
O escritor nasceu em Bruxelas, em 1914, mas foi educado na Argentina, terra natal de seus pais e cuja nacionalidade adotou. Mudou-se para a França, por divergências com o regime peronista, e morreu em Paris, em 1984.
É autor de centenas de contos consagrados, como o célebre livro O Jogo da Amarelinha, Octaedro, Histórias de Cronópios e de Famas (que empresta o singular nome à mostra), Bestiário e tantos outros. Foi tradutor da UNESCO, teve vários livros e documentários feitos a respeito da sua vida e obra, e é considerado um dos maiores escritores latino-americanos do século XX.
fonte:http://correiodobrasil.com.br/festival-faz-homenagem-a-julio-cortazar/223911/

Para quem quiser conhecer o conto "Casa Tomada" deixo aqui uma animação do conto narrado pelo autor! Um charme!


Comentários

  1. confiram e comentem essa postagem! obg Caro Sr. deputado... e Sr. Colunista... http://t.co/fpR4rkX

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas