O conto, uma tentativa de definição...




Mas o que é um conto? Essa resposta poderia até ser simples, se não fosse a necessidade de alguns ensaistas literários de teorizar tudo.

O conto nasceu com a literatura oral, como as histórias que compõem “As Mil e Uma Noites“, de origem no folclore indiano, persa e árabe. Alguns historiadores acreditam que os ancestrais dos contos são as lendas, as parábolas, contos de fadas, enfim, começou com histórias de narrativa oral curta.

Se eu fosse escolher uma palavra que definisse o conto, optaria por concisão, porque mesmo sendo um texto longo, geralmente, apresenta poucos personagens, a história é contada a partir de um evento rapidamente identificado e, geralmente, atinge um único clímax.

No Brasil, os contistas mais conhecidos e estudados são Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Dalton Trevisan. De gerações mais recentes, podemos mencionar: Heloisa Seixas, Fernando Bonassi, Ronaldo Bressane... O conto nunca esteve tão em evidência quanto agora sendo muito lido e divulgado, principalmente no ambiente virtual. Fico um bom tempo lendo narradores emergentes em blogs literários e no Facebook e tem muita gente boa por ai!

Outro formato de narrativa que tem sido difundido em concursos literários é o micro-conto. “Morrente”, de Daniela Langer foi um dos mais instigantes que já li, premiado com a publicação na “Coletânea Osman Lins de Contos” (2005), onde tive a satisfação de participar com Daniela e mais outros oito contistas de todo o país, contemplados com o prêmio “Osman Lins de Contos (2005).

Como escritora quase que exclusivamente dedicada a esse gênero, escuto com muita freqüência a pergunta, o que é um conto? E sempre paro para repensar a resposta, até porque estou freqüentemente lançando um olhar diferente sobre o tema.

Agora, para se entender melhor o conto, só lendo contos: indico alguns escritores que, com certeza, transformarão seu olhar sobre o que já está estabelecido:

Edgar Allan Poe, O. Henry, Virgínia Woolf, Jorge Luis Borges, Julio Cortázar... Bem, já dá para começar. E ainda tem muito mais!

Comentários

Postagens mais visitadas