Livro "Cavala", de Sérgio Tavares


Já escrevi sobre esse livro no site "Tabletes Culturais", agora publico aqui no meu blog. Para quem gosta de contos, deixo a dica.

Recebi o livro “Cavala” por meio de uma amiga que sabe o quanto gosto de contos. Vencedor do Prêmio Sesc 2009, na categoria conto, publicado pela Editora Record, em 2010, traz quatro contos: o primeiro mais longo e homônimo ao título do livro e mais três, estes curtos.


Sinopse


Cavala - Sergio Tavares Há um velho postulado segundo o qual literatura não se faz com bons sentimentos. Assim é em CAVALA, livro de estréia de Sergio Tavares, vencedor do Prêmio SESC 2009 na categoria conto. Não que os personagens criados pelo autor sejam maus; porém, tomados por desvios, complexos e compulsões sexuais, cometem atos violentos — ao mesmo tempo em que buscam uma espécie de refúgio em amores, lembranças ou dores.



Os contos permeiam a crueza psicológica em estado bruto, sem barreiras, sem limites, sem ética e sem moral. Um quase estado inocente, onde o olhar dos personagens perfuram o manto que cobre a “pureza” social e ecoam em falsa violência, pois o agir inconsciente, o impulso degradante que acompanham os seres que os habitam, os redimem de qualquer juízo de valor.
É quase impossível sair de “Cavala” ileso. Algo de que fugimos, que não admitimos, e que nem ao menos aceitamos que dure por mais de alguns segundos em nossos pensamentos, gruda no inconsciente, e levanta, nem que seja um átimo de segundo, o véu que cobre nossa essência animal.
“Cavala” não é um livro para se dizer “eu gostei” ou “não gostei”, ele ultrapassa esse mero detalhe em quem acaba de ler. Ele nos incomoda, perturba, sequestra e nos indica que em algum momento de nossas vidas podemos nos encontrar com nossas fétidas feridas.
O livro “Cavala” cumpre o seu papel de literatura, ele nos tira de um lugar, e ao invés de nos deixar em outro, é sem o chão que ficamos, e temos de continuar a viver, apesar dele.

O autor, Sérgio Tavares, é jornalista e Cavala é seu livro de estreia.

Comentários

Postagens mais visitadas