Livro Insônia, de André Timm

Já publiquei essa matéria no meu site, Tabletes Culturais, e como não resisto, coloco aqui também! Acredito que todos os espaços tem de estar aberto para que possamos divulgar os autores nacionais, principalmente os contistas. Conheçam André Timm!


Recebi o livro “Insônia”, de André Timm, na semana passada.
Após colher algumas informações nas orelhas e quarta capa, parti para a leitura.
Insônia é o primeiro livro de contos de André Timm, recebeu menção honrosa no Prêmio Sesc de Literatura de 2009 e foi publicado pela Design Editora que, desde 2006, se propõe a abrigar a produção literária de Santa Catarina.
Insônia apresenta nove contos, todos girando em torno de janelas e das rotinas das pessoas anônimas que sobrevivem em seus mundos emocionais distintos e que de alguma forma se atraem e se encaixam insones, sobrevivendo às madrugadas.
São textos independentes, que se bastam, mas que, surpreendentemente, nos convidam a passear pelos apartamentos 1001, 801, 903, 1002... após a visita indiscreta por algumas vidas e suas insônias, percebemos que as histórias vão se reconectando, para depois apresentar desfechos imprevisíveis.
“Insônia”, por fim, nos leva a “Concreto”, narrativa que propõe uma personagem autor, nos transportando, em seu texto metalinguístico, à loucura latente de um criador obcecado por vencer sua insônia, tramando o destino dos personagens.
“... Digito ferozmente à medida que as ideias me veem à cabeça. Fico por ali horas. Vejo-o no sofá, no piano e à porta. Em pouco mais de uma hora o velho está morto em meu texto. Mato-o por prazer e isso me traz alívio, pois pela primeira vez, vejo nas noites em claro alguma utilidade...”
Mais ma vez me surpreendi com o alto padrão literário dos autores nacionais. Ainda mais quando o livro que me surpreende é de contos, meu gênero narrativo preferido!


RELEASE:

Numa cidade apinhada de prédios, a insônia proporciona encontros furtivos nas janelas dos apartamentos. E, no relance desses olhares, histórias se constroem e expõem o que há de mais obscuro em uma madrugada. Num prédio em que ninguém dorme, a insônia proporciona concretude aos sonhos mais estranhos.
Tal qual a lógica de um edifício, os enredos de Insônia se superpõem numa armação de intrigas que tem como base o cotidiano de pessoas que vivem juntas, mas não se conhecem. É no sutil encontro que existe em estar vendo e ser visto que as histórias se cruzam: por entre salas, corredores e elevadores, vemos o desvario de um compositor frustrado, o jogo bizarro de um seqüestro e vemos ainda outros acontecimentos que desafiam a memória e testam obsessões. Vemos e somos vistos, pois na madrugada dessas insônias, nossos pesadelos ganham cores sombrias e nossos temores se concretizam em situações que anunciam o desastre. Numa cidade apinhada de pessoas, estamos todos na vigília da vida, confusos entre a realidade e o sonho.
Se os pilares sustentam o concreto, a vida sustenta absurdos – e justamente ao captar o que é efêmero e assustador, André Timm nos coloca frente a frente com a vida e desfecha: concreto, somente os edifícios. Entretanto, em meio a tantos olhares enviesados, encontros ao acaso, músicas e brigas que não se resolvem, Insônia também proporciona concretude à madrugada de nossos medos.
Design Editora
ISBN: 9788560332984 
Edição: 1 
Ano: 2011 
Páginas: 79
Valor: R$25,00 (http://www.andretimm.com/comprar




André Timm nasceu em Porto Alegre, em 1976. Publicou contos na Revista Ficções, da editora 7 Letras, e em publicações eventuais do Sesc. Insônia é seu primeiro livro de contos e foi menção honrosa no Prêmio Sesc de Literatura de 2009.
www.andretimm.com.


Comentários

Postagens mais visitadas