Meu livro de cabeceira!

Agradeço ao Ítalo Moricone que, nem sabe que existo, mas materializou o livro que para mim é a maior referência da narrativa curta do Brasil no século passado! "Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século", reúne com seu título auto explicativo, os cem melhores contos brasileiros do século XX. Não dou muito crédito para essas afirmações de  "melhores", mas tenho de concordar que fica difícil mexer nesta seleção.
"Os cem Melhores Contos do Século" é separado em contos de 1900 a 1930; anos 40, 50 e assim por diante até os anos 90. 
Por causa de minha mudança para o Rio, meu livro ficou, juntamente com minha biblioteca de contos, guardado por dois anos. E agora , para alegria total, me reencontro com Caio Fernando Abreu, Ruben Fonseca, Luiz Vilela, e isso é só o começo.
A única falta (essa não tem como preencher) que sinto nessa antologia são os contos de Guimarães Rosa. É uma pena saber que não estão aí, onde é seu lugar de direito, por problemas que, com certeza, poderiam ser resolvidos por ambas as partes. Todos perderam: a família, a editora, e nós, leitores... 



Finalista do Jabuti. Coletânea organizada por Ítalo Moriconi, pautada por critérios como gosto e qualidade, reafirmando o alto nível de nossa produção além de apresentar uma galeria de autores e textos há muito esquecidos ou ainda não descobertos.
Editora: Objetiva
Autor: ITALO MORICONI
ISBN: 8573023066
Origem: Nacional
Ano: 2001
Edição: 1
Número de páginas: 622
Acabamento: Brochura
Formato: Médio


Comentários

Postagens mais visitadas