Conto é opção literária


Nota  do Correio Braziliense, Caderno Programe-se, para o evento da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura:
Às 16h, no Café Literário, Luis Pimentel conversa sobre a importância do conto na literatura brasileira. O gênero é de textos curtos, menores que romances. Mas, avisa o contista baiano radicado no Rio de Janeiro, o estilo não pode ser classificado como inferior — ou como simples estágio de produção para chegar a narrativas de fôlego. Conto é opção literária. “Desde sempre o conto esteve presente. Grandes romancistas, como Guimarães Rosa, Lima Barreto e Machado de Assis, fizeram contos. Vou falar também sobre os modernos, pós-Semana de Arte Moderna. Falo especialmente do boom do conto, nos anos 1970 e 1980”, adianta.


Esta afirmação do escritor Luis Pimentel,  merece ser divulgada.
Ainda esta semana alguém me perguntou se eu estava começando a escrever. Por que a pergunta? Porque sou contista! As pessoas geralmente pensam que o conto é uma espécie de "trampolim", de aquecimento para uma narrativa mais longa...
Não! O conto é uma opção! Difícil de se escrever, porém, fácil de ler. Um bom pensamento é o de que é mais fácil colocar do que tirar! Pense nisso!
#vamosvalorizaroconto!

Comentários

Postagens mais visitadas