Projeto #in #timida #des: O caso Ana Lídia

Eu e Ana Lídia, provavelmente aos seis ou sete anos

Hoje, ao abrir o facebook, deparei-me com a noticia publicada pelo Correio Braziliense, de que faz quarenta anos da morte, ou melhor, assassinato, de Ana Lídia.
A foto estampada da página e toda a notícia mexeram muito comigo. Fiquei me perguntando o porquê. Na época em que assassinaram Ana Lídia, eu estudava em uma escola pública. Ia e vinha em uma Kombi do quartel (era uma espécie de transporte escolar na época).
O motorista da Kombi me deixava na porta da escola antes que qualquer pessoa tivesse chegado para trabalhar. E eu ficava ali, com meus cabelinhos quase brancos e um medo enorme de que acontecesse algo tão ruim comigo como havia acontecido àquela menina. Lembro-me de que um dia estiquei a mão para um completo desconhecido e pedi para que ele me levasse para casa, pois estava com muito medo. Não me lembro qual foi a sua reação, mas sei apenas que nada aconteceu comigo. Sobrevivi à falsa inocência de que havia segurança, de que Brasília era praticamente uma cidade de interior...
Ana Lidia nasceu em 1966, mesmo ano em que nasci. Se tivesse viva completaria quarenta e sete anos, assim como eu.
Foi inevitável não pensar em como ela estaria hoje. Qual seria a sua profissão? Seria magra ou gorda? Teria filhos? Sabe, essas coisas banais, como ir ao salão, ou brigar com um filho... Nada disso aconteceu a ela.
Ana Lídia foi arrancada de seu futuro e ficou eternizada naquela foto de colégio com seus cabelinhos quase branco (os meus escureceram), os dela provavelmente mudariam de cor tantas vezes...

Para ler a reportagem na íntegra clique na foto abaixo

Ana Lídia

Comentários

  1. Joana vi esta foto no jornal e lembrei que na mesma época cheguei da escola e fui com uma amiga de mamãe ao CNB pedi para vc avisar a mamãe.. quando retornei do meu passeio maravilhoso com meu livro novinho (se não me engano era Caravelo do Diabo) e pasme .. tinha polícia, exército tudo em frente de casa... papai nem quis olhar na minha cara... castigo por um mês...
    Complicado este caso Ana Lidia, pq Brasília era realmente uma cidade tranquila, e os requintes dos crimes, assim como as suspeitas (Fernandinho do pó) até hj ficaram impune.. mas Deus é Pai e a justiça dele não falha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Miriam, está tudo tão vivo em nosso imaginário!! Eu me lembro de você me contar essa história, mas não me lembro de mais nada!! Mas a foto dessa menina nunca saiu da minha memória!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas