Festival de Contadores de Histórias reúne contos de vários lugares

Enquanto navegava pela Folha de São Paulo, me deparei com essa notícia maravilhosa! Ideias como essa deveriam ser mais presentes na vida das crianças. É urgente sonhar, deixar de lado a TV, a internet e dedicar um tempo para ouvir contadores de histórias... Deixar que a mente monte os quadrinhos pouco a pouco, como estimulo somente a voz e olhar! Todos nós merecemos...





Há muitos e muitos anos, em aldeias distantes, pessoas se reuniam em volta de fogueiras para ouvir os contadores de história. Numa época em que a escrita ainda não existia, eram eles os guardiões da memória. Hoje as histórias estão guardadas em livros. Mas há ainda muitos narradores encantando plateias por aí.

É o que você poderá ver (ou melhor, ouvir) no 1º Festival de Contadores de Histórias, que acontece nos dias 5 e 6, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP). Serão 14 encontros, cheios de narrativas africanas, brasileiras, orientais e gregas.


As Meninas do Conto (dia 6, às 13h30) vão desfiar contos populares cheios de feitiço. Histórias da tradição judaica estarão no encontro de Ana Luísa Lacombe (dia 5, às 13h). Reis, lobos e corvos surgem nas narrações de Ilan Brenman (dia 6, às 12h30).
Contar histórias é "um convite para levar as pessoas a um lugar imaginário. Terminar um conto é uma despedida desse lugar", diz Regina Machado, contadora de histórias e professora da ECA-USP, que trará narrativas orientais no dia 6, às 14h.
Que tal visitar esse lugar?
ANOTE NA AGENDA
1º Festival de Contadores de Histórias
Quando: dias 5 e 6/2, das 11h às 14h30
Onde: CCBB (r. Álvares Penteado, 112; tel. 0/xx/11/3113-3651)
Quanto: grátis
Indicado para maiores de cinco anos
Programação completa em www.bb.com.br/cultura

Ana Luísa Lacombe apresentará contos de tradição judaica
Ana Luísa Lacombe apresentará contos de tradição judaica
ERA UMA VEZ
Conheça alguns jeitos diferentes para começar uma história:
"Há muitos e muitos anos, num país longe daqui..."
"No tempo em que bichos, plantas e coisas falavam..
"Vocês podem me emprestar suas orelhas?"
 Pode-se começar com uma adivinha. A resposta é o tema ou o personagem da história. Exemplo: "O que é o que é? É um país verde, onde a terra é vermelha e os habitantes são pretos?". Resposta: a melancia.

QUEM QUISER QUE CONTE OUTRA
Confira algumas frases usadas para terminar uma narrativa
 "Tiririm, tiririm, a história chegou ao fim."
 "Entrou pela perna de pato, saiu pela perna de pinto, quem quiser que conte mais cinco."
 "E viveram felizes com muitas perdizes."
 "Era uma vez um gato xadrez. Quer que eu te conte outra vez?"
 "Eles fizeram um belo casamento, e inclusive eu fui na festa. Até peguei uma bandejinha de doces. Mas, na ladeira do quiabo, caiu tudo!"

matéria:http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/867368-festival-de-contadores-de-historias-reune-contos-de-varios-lugares.shtml 

 

Comentários

Postagens mais visitadas